Espaço de 57 m² foi aproveitado ao máximo para oferecer conforto e elegância aos moradores.
Por Thamires Motta/ Fotos Carol Ribeiro (Divulgação)
Com apenas 57 m² na planta original, a arquiteta Adriana Fontana criou um projeto com o melhor aproveitamento dos ambientes, usando recursos como a integração entre eles, com destaque para o living agregado à cozinha. A decoração do apartamento pequeno, com a aplicação de uma bancada de mármore sobre a meia parede existente, possibilitou a sensação de amplitude e uma maior área de circulação. A sala de estar começou sendo elaborada levando em conta o pouco espaço. O resultado é a mesa de MDF com acabamento laqueado branco, presa a parede, oferecendo maior conforto.
Marcenaria inteligente
Para o pequeno apê, Adriana também criou uma prateleira de 60 cm com revestimento de MDF Grigio, com o objetivo de apoiar objetos decorativos. O uso de banquetas deu mais dinamicidade ao ambiente, possibilitando maior interatividade entre os moradores. Um dos destaques da decoração é a mesa lateral encaixada ao braço do sofá. “Ela ocupa bem menos espaço que um móvel tradicional”, garante a arquiteta.
Truques na decoração
O espelho reveste a parede próxima à mesa de jantar e segue em direção aos quartos. Com desenho de mosaico, no estilo Mondrian, ele foi criado com uma composição de quadros de espelhos em tamanhos retangulares, colados na horizontal e vertical. “Estes espelhos foram utilizados como artifício para ampliar o ambiente e gerar mais profundidade na mesa de jantar”, explica a arquiteta.
O banheiro – único na casa –, serve à família e às visitas. O truque para parecer maior fica por conta de uma faixa de pastilhas de vidro nem tons de cinza, aplicada desde o piso até a parede. “Ela provoca a sensação ótica de um ambiente mais alongado”. Por conta do pouco espaço para a bancada, o mármore branco de encaixe da cuba foi recortado.
Luzes, cores e texturas charmosas
A paleta de cores contrasta tons neutros nos móveis grandes e tonalidades fortes nos detalhes, favorecendo o jogo de texturas, como as almofadas de tecido veludo na cor roxa e algodão amarelo, e o tapete de chenille. Esses pequenos toques tornaram o apartamento pequeno moderno e descontraído, agradando ao jovem casal. As paredes receberam quadros de tamanhos diversos e paisagens de metrópoles e florestas.
Na sala, toda a marcenaria de MDF em tons claros combina com o branco de portas e prateleiras e contrasta com o piso escuro. A iluminação suave e os pendentes decorativos tornam o espaço ainda mais confortável e gracioso.
O quarto do casal ganhou destaque com uma cabeceira diferenciada, feita com papel de parede texturizado cinza e um painel com luz embutida de fitas de LED. Ao lado da cama, o pendente cria um ponto de luz que complementa a iluminação.
Planejamento para receber mais um morador
Com a espera do primeiro filho do casal, o segundo quarto do apartamento já foi projetado para receber a criança. O destaque fica por conta da iluminação que recebeu um centro levemente rebaixado, imitando um céu com estrelas produzido em fibra óptica com tecnologia que modifica gradativamente as cores. Para dar um toque divertido ao ambiente, os fios da fibra se mantêm aparentes. A parede oposta tem revestimento de papel de bolinhas coloridas, cujo formato oval privilegia os nichos repletos de bichinhos de pelúcia.
O enxoval, escolhido em tons de lilás, verde e rosa, dá o toque infantil. Elaborada por Pierre Paulin, a poltrona de amamentação “Tulipa” foi confeccionada com madeira multilaminada, oferecendo conforto e elegância.
Integração estende os espaços
A lâmpada contínua segue da cozinha à área de serviço e ilumina os dois ambientes, destacando a sensação de amplitude do espaço. O piso retificado usado na cozinha é o mesmo para a lavanderia, separada por um vidro incolor apenas na bancada. A varanda, revestida do chão ao teto com madeira de demolição, dá o toque de sustentabilidade e agrega delicados vasos de plantas.
Quem fez o quê?
Projeto: Adriana Fontana Arquitetura & Design
Pintura: Sherwin-Willians
Piso: Revitech
Marcenaria: Marcenaria Yakusoku
Enxoval: Coquelicots, Berta Gonçalez
Objetos: Regatta Casa, Tok&Stok
Eletrônicos: Fast Shop
Tapetes: Dom Daqui
Cortinas: Uniflex
Iluminação: Luz Oculta
Móveis: Marche Art de Vie
Pastilhas: Vidrotil
Acabamentos: Portinari
Armários planejados: Masisa
Bancadas, Metais: Tramontina, Duarte Mármores, Deca
Plantas artificiais: K&D
Pendentes: Arneli
Espelho e box: Vidraçaria Temperclub