Para atender os pedidos de um casal com duas filhas, a arquiteta Liliana Zenaro criou um espaço prático, confortável e integrado para receber visitas.
Por Thamires Motta. Fotos Adriana Barbosa
Localizado em Moema, São Paulo, o apartamento de 177 m² de uma pequena família foi comprado ainda em construção, mas o projeto de arquitetura e decoração, desenvolvido pela engenheira e decoradora Liliana Zenaro, começou antes mesmo da entrega das chaves. O pedido dos moradores – um casal com duas filhas – era simples: ter um espaço amplo e confortável para receber os amigos e familiares. Para atendê-los, a profissional promoveu a integração de espaços e multiplicou a área do imóvel.
Integração: varanda, sala, home theater, estar, jantar, bar, churrasqueira
A solução dada por Liliana Zenaro começou com a incorporação da varanda à sala, duplicando a área social. Ela também uniu as áreas do living ao home theater e a sala de estar e jantar ao bar e churrasqueira. A integração total dos ambientes a partir do revestimento foi uma característica do projeto, já que o piso da varanda e o da sala foram nivelados, recebendo o mesmo mármore travertino romano. A linha de revestimento natural deixa os ambientes mais suaves.
No espaço gourmet, o aproveitamento da área foi criteriosamente otimizado com a criação de uma marcenaria que esconde portas e painéis removíveis, disfarçando a churrasqueira e comportando louças e outros itens. Composta por bar, adega, churrasqueira e cooktop, a área ganhou um visual mais leve e arrojado.
Decoração suave e revestimentos naturais
A decoração une a naturalidade dos revestimentos ao conforto e à harmonia da escolha dos móveis e objetos. Linho natural é usado como acabamento do sofá e das poltronas na sala de estar.
A madeira freijó – oriunda de uma árvore latino-americana de veios suaves – utilizado em ripas verticais esconde as portas e repete-se nos painéis lisos da sala de estar, além de esconder uma pequena porta de acesso à prataria, chamando atenção para a integração dos ambientes. Para o uso da madeira não ficar pesado, um nicho revestido de espelho abre espaço também para a decoração com quadros e gravuras.
Integração orienta funcionalidade
Uma das solicitações dos proprietários era a criação de uma copa confortável e funcional. Para isso, a decoradora eliminou o quarto dos funcionários, promovendo a integração de metade de sua área à copa. “O espaço deixado pela construtora era pequeno demais para comportar as refeições diárias de quatro pessoas”, comenta Liliana Zenaro. A mesa para seis lugares, com dois bancos em “L”, foi adicionada confortavelmente ao ambiente. A paleta de cores abusa dos tons neutros e suaves, com pintura tipo estuco na parede da cozinha.
Quarto tem pintura artesanal
Para garantir conforto e suavidade, o quarto do casal recebeu uma pintura artesanal em tom cinza médio, com toque acolhedor e relaxante. Anexo, o banheiro preserva o ar sofisticado e elegante, com armários brancos dando o tom clean e tampos de pedra para melhor funcionalidade e estilo. O dormitório das meninas ganhou tons de rosa, bicamas – para receber as amiguinhas – e escrivaninhas para estudo. O banheiro recebeu um toque colorido escolhido pelas moradoras, além de pastilhas artesanais sugeridos pela decoradora Liliana.
Quem fez o quê?
Projeto: Liliana Zenaro Interiores
Iluminação: Puntoluce
Móveis: Brentwood, Artefacto
Tecidos: Regatta
Tapetes, escultura, quadros e gravuras: Arte Universale
Molduras: Ápice Art
Home theater, armários, closet, cozinha: Ornare
Marcenaria: MDP Modeplam
Objetos de decoração: LS Selection, L’Oeil, Le Lis Blanc
Piso de madeira: Pau Pau
Piso de mármore e tampos: Amazonas Pedras
Persianas: Bell’Art Decor
Papéis de parede: Paper.com
Pastilhas e azulejos decorados: Emme Due
Churrasqueira e coifa: Largrill
Pinturas especiais: Zolina Pinturas Artesanais