Feito para conquistar à primeira-vista, o Fran Hermoza é um projeto com decoração feminina que esbanja delicadeza, criatividade e bom gosto próprios do universo da mulher.
Por Cida Barros/ Fotos Guilherme Jordani
Na simpática cidade serrana de Caxias do Sul – RS, um antigo quiosque utilizado para reunir a família e os amigos nos churrascos de fim de semana foi reformado e transformou-se em um atraente atelier de roupas para mulheres: o Fran Hermoza. Em meio a muito verde, o espaço tem decoração feminina e é tão acolhedor que até parece conservar o clima familiar dos tempos de outrora.
Boho chique
A construção mistura materiais recicláveis com elementos da decoração feminina tradicionais e clássicos, deixando o lugar com um ar de “Boho Chique” – expressão utilizada na moda sob influência do movimento hippie dos anos 1970. “Embora na arquitetura o conceito se traduza por espaços cheios de personalidade, despojados e muito originais”, conta Cristiane Roberta Pinto, arquiteta da CRAFT – Espaço de Arquitetura.
Da reforma, restou apenas a estrutura. Piso, forro, paredes e beirais mudaram. Cristiane explica que utilizou a madeira de demolição em várias soluções decorativas: nas prateleiras, no tampo de lavabo, no banco e em detalhes mimosos. “A decoração feminina traz, também, uma referência à natureza e ao reaproveitamento”.
Estética industrial
Poucos conseguem visualizar o uso de recursos rústicos lado a lado com uma decoração elegante. No Atelier Fran Hermoza isso acontece o tempo todo. A estética industrial explora divisórias de tijolo de demolição, instalação elétrica aparente feita com mangueiras rígidas e o acabamento de paredes, pisos e até o teto feito com ripas de madeira pinus (0,7 x 3 m). Somente nesse material a arquiteta investiu 80 m².
“Fizemos um espaço de 30 m² para ser criativo e aconchegante. A sustentabilidade é percebida desde o hall de entrada, com materiais reciclados vindos de colônias do interior do Rio Grande do Sul. Um charme à parte!”, revela Cristiane Roberta Pinto. Os vãos das janelas receberam guarnições de madeira de demolição pinheiro com tratamento de verniz fosco.
Na entrada, a bela porta garimpada nos arredores da cidade renovou-se com um simples polimento seguido da aplicação de um selador fosco. Pronto! A solução deixou a peça impecável para recepcionar os convidados.
Quem fez o quê?
Projeto: Cristiane Roberta Pinto, da CRAFT – Espaço de Arquitetura
Iluminação: Villa Franca Iluminação
Luminárias: Centerluz
Cortinas: Jussara Cortinas, Tel.: ( 54) 3228-7327
Molduras: Emílio Molduras, Tel.: (54) 3226-1273
Itens de demolição: Madeiras de demolição, Tel.: (54) 9947-3634
Madeira: Madetravi, Tel.: (54) 3213-1788