Faça um Tour Virtual com fotos 360º pela região da Sé durante a segunda edição do Click a Pé. O evento explora a arquitetura da cidade e reúne dezenas de fotógrafos.
Gire a imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a foto 360°! Ou deixe-se ser guiado pela experiência.
Por Cordel de Achados / Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena
Sem filtros, ângulos escolhidos, luzes trabalhadas e malabarismos com a câmera, a região central da Sé, São Paulo, foi retratada de maneira imersiva, com fotos 360º feitas para serem vistas nos óculos de Realidade Virtual, no site, Facebook e no Youtube 360º. A experiência realizada pela empresa VR4BI, do engenheiro e CEO Caio Cardoso Lucena, convida as pessoas a irem além das fotos tradicionais e fazer um Tour Virtual pela Praça da Sé, pelo Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento, Viaduto Santa Ifigênia e Edifício Conde de Prates, finalizando na Praça do Patriarca.
Fotos 360 graus: jornalismo imersivo
“A VR – Virtual Reality – marca o novo ‘jornalismo imersivo’, capaz de captar e oferecer uma visão total, realista e sensível do ambiente capturado, sem cortes”, explica Caio Lucena. As fotos 360º também têm a vantagem de trazer pessoas de qualquer parte do Brasil e do mundo para mais perto da metrópole paulistana, que pode ser vista como se o espectador realmente estivesse no local.
Tour Virtual 360º
No Tour Virtual, a partir do menu localizado na parte inferior da foto, é possível explorar o panorama em todos os ângulos; comandar a experiência avançando ou retrocedendo de uma foto para outra; ou deixar-se ser guiado. O Tour pode ser visualizado em tela inteira, FullScreen, e compartilhado no Facebook, Google+ e Tweeter, por meio do menu superior. A seta circular leva à página do site Cordel de Achados, no qual é possível visualizar a matéria sobre o Click a Pé. Já o ícone “i”, traz informações sobre o evento.
Capitais brasileiras em foco
O passeio é a segunda edição de 12 encontros do projeto Click a Pé, que reuniu dezenas de fotógrafos profissionais e amadores no primeiro domingo do mês de dezembro de 2015. A intenção da idealizadora do evento, Mariana Orsi, fotógrafa e arquiteta, “é promover uma redescoberta das cidades por meio da fotografia e da arquitetura, reunir pessoas com interesses comuns, apurar o olhar dos participantes e ainda fomentar a discussão sobre a arte”.
Durante o encontro, 40 fotógrafos foram sorteados para clicar do alto da cobertura do edifício Conde de Prates, na Praça do Patriarca. O prédio tem 34 andares com vista incrível. Várias capitais brasileiras estarão sob as lentes de centenas de fotógrafos durante os encontros promovidos. No final, as melhores imagens serão reunidas em uma exposição, em dezembro deste ano, 2016.
Além de Mariana Orsi, o Click a Pé teve a presença do arquiteto Jorge Bassani, professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo I FAU-USP. Um dos autores do livro “São Paulo: Cidade e Arquitetura I Um Guia”, Bassani falou no início do passeio sobre detalhes da história e curiosidades da região. Uma boa e indispensável conversa para dar o pontapé inicial, auxiliando na conceituação das fotos.
Na equipe de apoio também estavam presentes os fotógrafos Michelle Moll, do site Naked Fotografia (www.nakedfotografia.com.br), Júlio Acevedo, Marcello Orsi, João Paulo Oliveira e o arquiteto Guga Leoni. Eles tiraram dúvidas, deram dicas e macetes técnicos fotográficos, ou apenas despertaram para a leitura dos projetos arquitetônicos existentes no centro de São Paulo.
Veja fotos 360° de pontos históricos em São Paulo
Praça da Sé
Pátio do Colégio
Viaduto Santa Ifigênia
Mosteiro de São Bento
Praça do Patriarca
Viaduto do Chá
Theatro Municipal
Programe-se! Próximo Click a Pé
Onde? São Paulo, MAC-USP (antigo Detran) – Parque do Ibirapuera
Quando? 31/01/2016
Custa participar? Não, é gratuito!!
Quem vai? Centenas de fotógrafos profissionais e amadores
Para se cadastrar, Projeto Click a Pé