Veja quando é mais interessante abrir mão de um dos quartos para aumentar a suíte do casal e ainda reformular a área social.
Texto: Cida Barros/ Fotos: Divulgação
Na cidade gaúcha de Caxias do Sul, o apê de 50 m², com apenas dois quartos, de 13 e 9,50 m², cada, sala de dois ambientes com 20 m², cozinha e banheiro social, ganhou um ar grandioso, parecendo maior do que é, ao distribuir a metragem do segundo dormitório entre o dormitório de casal e a área social. A ideia partiu da proprietária, uma jovem solteira que desejava um espaço totalmente dedicado às necessidades dela.
Com a reforma, o imóvel deixou de ser padrão; novos espaços foram delimitados, criando mais possibilidades de uso para cada ambiente. Agora ele exibe uma grande suíte-máster com 26,50 m², um ganho de área que garantiu ao quarto um pequeno home office, closet e pequeno banheiro. Já a sala transformou-se em um amplo, moderno e aconchegante living com 24,60 m² integrado ao jantar confortavelmente.
“Todo o mobiliário feito sob medida delimita os novos espaços e cria novas possibilidades de uso nos ambientes reformados.” Cristiane Roberta Pinto
As cores escolhidas para a base da decoração são os modernos tons de cinza e marrom. A paleta monocromática é quebrada apenas pelo verde-azulado que reina nos tecidos das cadeiras da mesa de jantar, das almofadas e da poltrona.
Reforma remove paredes
A planta do pequeno apartamento ganhou respiro com a retirada de algumas paredes de alvenaria para a criação da suíte-máster. No lugar foram projetados armários que assumem a função de dividir o ambiente, organizando a área do banho, home office e closet. As paredes divisórias têm portas de correr de vidro refletivo bronze para acessar o banho e o dormitório.
“A solução permite que o banho com 3,80 m² seja acessado tanto pela circulação, quanto pelo quarto, através do box. Ou seja, o banheiro passa a ter múltipla função de atender à moradora – através da suíte – e às visitas, pelo acesso do corredor”, explica Cristiane. Mas não é só isso. O charme da área de banho concentra-se em um cativante móvel de demolição que recebe a a cuba de sobrepor, dando vida ao ambiente sóbrio.
Persiana de madeira divide living da sacada
No fundo da sala, a sacada de apenas 4,60 m² foi fechada com uma persiana de madeira que complementa a ambientação do living. Mas a qualquer momento ela pode ser aberta e integrada. O rack com painel Legno Apuane tem dois tons de madeira: um mais escuro e outro mais claro, dando contraste ao local. O revestimento de pedra cimentícia e o pendente de cristal acima da mesa de jantar completam a decoração.
Projeto de iluminação cria cenas
O projeto de iluminação prevê várias cenas, criando atmosferas aconchegantes para a moradora. Luzes pontuais ressaltam objetos decorativos e valorizam revestimentos especiais aplicados nas áreas de living e jantar. As sancas no forro de gesso iluminam discretamente. No quarto, iluminação em LED foi usada na cabeceira da cama, dando um toque a mais na decoração.
Na sala de jantar, o pendente de cristal acima da mesa de jantar se impõe. Refletido pela grande parede espelhada, ele ajuda a ampliar o ambiente, ao deixar a impressão de que tudo no espaço é maior do que parece. As cadeiras revestidas de veludo capitonê verde-petróleo, posicionadas próxima a uma parede espelhada, que ajuda a ampliar o lugar. Do outro lado, o pequeno painel amadeirado e a parede revestida de pedra cimentícia com relevo criam um ar retrô na sala de jantar integrada.
Closet tem armários-divisórias
Com as paredes de alvenaria removidas, a arquiteta criou armários-divisórias compostos por portas de correr de vidro refletivo bronze para acessar o banho e o dormitório. “A solução deu uma multifunção para o closet, que agora desempenha também o papel de área de circulação. Ele nada mais é do que um longo corredor que acessa o quarto a partir do living”, explica Cristiane.
Banheiro também é lavabo
Podendo ser acessado pelo quarto, através do box, e pelo corredor de acesso, o banheiro com 3,80 m² serve à dona do apartamento e às visitas. Por isso ele reúne um charme a mais: em vez de uma bancada moderna, a arquiteta escolheu um delicado móvel de demolição, que apoia a cuba de sobrepor. O banheiro/lavabo também pode ser visto a partir do dormitório, através da área vazada com fechamento em vidro.
O dormitório e o closet, também combinam cores monocromáticas com o tom turquesa. A parede da cabeceira recebeu um papel de parede com arabescos em tons dourado e preto, deixando o ambiente mais austero e sofisticado.
Quem fez o quê?
Projeto de decoração: Cristiane Roberta Pinto para Craft Espaço de Arquitetura
Pedra cimentícia, revestimentos de parede e papel de parede: Rerthy
Móveis: Bontempo
Poltrona, cadeiras, mesas de centro e laterais: Vila Rica Móveis
Piso laminado: Durafloor
Iluminação: Villa Franca Iluminação