Localizada em Trancoso, na Bahia, no nordeste brasileiro, esta casa de praia projetada pela arquiteta Renata Romeiro é puro astral.
Por Vanessa Moura/ Fotos: Celina Germer
Seguindo o pensamento do filósofo chinês Confúcio, os habitantes desse lar de temporada, em Trancoso, na Bahia, não medem esforços para correr atrás dos seus sonhos e, sim, chegar aonde querem estar.
O casal, que adora curtir a vida e viajar pelo mundo, sempre teve em mente criar uma base fixa nesse paraíso, para desfrutar das belezas e boas energias do litoral baiano, quando estivesse no Brasil. E a sua morada de férias, uma descontraída casa de praia, é claro, tinha de transmitir esse astral.
Para Renata Romeiro, arquiteta de São Paulo, autora do projeto, não foi fácil coordenar uma obra em outra cidade, mas desafiador. “Contamos com o apoio da mão de obra local, e o resultado deu muito certo. O projeto ganhou um toque regional”, diz.
Casa com materiais rústicos
A simplicidade é o que mais chama a atenção. O luxo, aqui, é transmitido pela exuberância da natureza e por materiais e artigos locais, agregando mais valor à cultura da região.
A estrutura construtiva da casa segue o mesmo viés, valorizando a madeira. O telhado com várias águas traz as ripas de madeira natural aparentes. Na ampla área externa avarandada, ele se destaca e acrescenta um charme a mais na construção praiana.
As paredes todas brancas abrigam amplas aberturas cujos fechamentos exibem portas com painéis também amadeirados, embora revestidos com pintura na cor branca. Ao se abrirem, o ambiente interno funde-se ao externo e deixa a exuberante natureza entrar.
Quem fez o quê?
Arquiteta: Renata Romeiro
Marcenaria, pintura e acabamentos: mão de obra local