Joalheria, da marca Fabrizio Giannone, parte do tema ‘Sutilezas da alma feminina’. Para criar o projeto, as arquitetas Adriana Scartaris e Semara Brito utilizaram a tecnologia de Realidade Virtual.
Se você tiver os óculos de Realidade Virtual, visualize este ambiente. Se não, toque na imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a foto 360°!
Por Cida Barros/ Projeto VR (Virtual Reality) Caio Cardoso Lucena
Para desenvolver o projeto, primeiro foi criada uma maquete virtual que permitia às designers ‘caminhar’ em seu interior. Depois, à medida que o projeto avançava, foram utilizados os renders virtuais e, no final, as fotos 360. Cada um desses modelos – criados pelo engenheiro e SEO da startup VR4BI, Caio Cardoso Lucena, foi visualizado nos óculos de Realidade Virtual Móvel. “Deu para a gente perceber os mínimos detalhes, até mesmo o cartãozinho de visitas”, conta Semara. A profissional Adriana comemora: “Como ferramenta de trabalho é fantástico. O cliente pode ter a experiência de entrar na própria casa, no próprio ambiente e interagir com ele. A tecnologia já está ai para qualificar o nosso trabalho, melhorar nossas relações comerciais e nos divulgar cada vez mais”.
Alma feminina
“Buscamos nossas memórias desde a infância. Imagens que levam toda mulher a sonhar com palácios encantados repletos de espelhos mágicos que refletem princesas com as mais belas joias, prontas para o grande baile”, dizem Adriana Scartaris e Semara Brito. Em todo o ambiente comercial com 70 m² e variações de pé-direito de 2,20 a 2,70 m, essas conexões aparecem de maneira integrada em vários itens: nas cores, nos acabamentos dos móveis, no lustre clássico, no pórtico, no painel ‘Rendas do Brasil’, no design dos pufes.
A arquitetura privilegia dois modelos de rodapés altos, com 30 centímetros de altura. Os espelhos foram localizados estrategicamente no salão da entrada, em dois espaços simétricos – característica da composição palaciana. Neles, pufes em frente aos grandes espelhos de cristal oferecem conforto para os visitantes se admirarem com as peças da coleção. Nas paredes, o papel geométrico tem efeito adamascado que lembra a coleção do designer Fabrizio Giannone inspirada nas mandalas.
Paginação lembra os palácios
A joalheria tem paginação inspirada nos belos pisos palacianos, mas editada para os dias de hoje. Ele apresenta dois materiais brasileiros, o recém-descoberto granito exótico “Avalanche” e o mármore “Branco Espírito Santo”, ambos extraídos no estado do Espírito Santo. “Optamos por materiais nacionais para exaltar a qualidade e diversidade de nossos produtos”, relata Adriana.
Cor marsala
A cor marsala é um tom intenso cujo nome é inspirado na cor do vinho produzido na região de Marsala, Sicília, na Itália. Tendência da temporada, ela carrega o conceito do aconchego e o convite à intimidade. Semara Brito explica que, historicamente, é muito utilizada pela realeza como símbolo de nobreza, pois traduz com perfeição a sensualidade da mulher madura que, como o vinho, em sua plenitude aparece intensa, cheia de histórias.
A tonalidade aparece em detalhes das paredes e dos volumes do teto, em revestimentos das poltronas e dos sofás e em painéis laqueados com tinta especial, de efeito holográfico. Para compor, as profissionais elegeram o tom nude, presente nas paredes, nas lâminas compostas que revestem móveis e painéis, nos manequins e no teto com acabamento de madrepérola.
Efeito holográfico
A pintura especial com efeito holográfico reflete todas as cores e confere aos móveis o mesmo brilho das pedras preciosas da joalheria. Valores como luxo e nobreza refletem-se nos nichos laqueados que expõem a coleção. “Repetimos o efeito nos manequins cuidadosamente laqueados na cor nude, com efeito holográfico”, arremata Semara. A mesma tinta especial também foi usada no acabamento externo e interno do mobiliário planejado que combina nas grandes estantes o brilho da laca e a resistência do laminado.
As gavetas abrigam o estoque nos divisores porta-joias, com medidas especiais para os displays da joalheria. Elas são revestidas de couro camurça, trazendo a mesma elegância dos closets femininos.
Lustre com quartzo jaspe
No salão principal, o lustre clássico em quartzo jaspe – pedras naturais na cor marsala – está posicionado sobre a mesa com tampo em marchetaria. A pedra natural tem coloração intensa avermelhada e belíssima variação de tons terrosos. As lâmpadas de LED Brilia têm design clássico inspirado nas lâmpadas “vela”. “Reunimos a eficiência energética em um produto sem abrir mão da estética”, declaram as designers.
Painel brasilidade
O toque de brasilidade está em dois grandes painéis feitos a partir de lâminas de madeira, com 16 placas cada um. Eles mostram várias rendas, impressas digitalmente sobre madeira, e representam uma homenagem ao trabalho das mulheres rendeiras do Brasil.
Quem fez o quê?
Projeto, Adriana Scartaris e Semara Brito
Projeto de Realidade Virtual Móvel: VR4BI
Extração do mármore e granito: Pemagran
Marmoraria: TOP Mármore
Pintura das paredes: Tintas Renner
Lâminas compostas de madeira: Lâminas Alpi
Tintas com efeito holográfico: Sayerlack
Mobiliário (laqueação e fabricação): AD Móveis
Revestimento de madrepérola do teto: Revestt
Luminárias embutidas, lâmpadas e fitas de LED: Brilia
Automação: IONS3
Planejados e estofados: Romanzza
Rodapés: TS Revestimentos
Lustres e luminárias embutidos: Efeitoluz Iluminação
Espelhos: Ateliê Petrópolis
Papel de parede: Papelitah
Sistema de ar condicionado: STR Ar Condicionado
Construtora: Prandini