Com toque campestre e acolhedor, a morada partiu da organização em volta de um pátio interno para valorizar ambientes sociais e abrigar grande família.
Por Thamires Motta/ Fotos: Edson Ferreira
Projetada para abrigar as três gerações de uma família, a casa de campo no condomínio Haras Larissa, próximo à São Paulo, é acolhedora, ampla e funcional. Construída pelo escritório Falchi arquitetura, o ponto de partida é a organização em volta de um pátio interno, com uma praça, fonte e jardins por onde passam as circulações principais.
“Aproveitamos o formato quadrado do terreno de 3.300 m² para planejar a arquitetura da casa, com circulações principais em um pátio semelhante a uma praça, repleto de fonte e várias espécies”, descreve o arquiteto José Claudio Falchi.
Casa de campo valoriza convívio
A residência de 780 m² tem moldes de uma casa de campo/fazenda, com foco nas áreas sociais e de convívio, além do contato com a natureza. No pavimento superior, a suíte principal e de hóspedes garante privacidade aos moradores. Outros dois conjuntos de suítes com entradas independentes dão acesso ao pátio interno da residência campestre.
Integração de ambientes
Ligados ao pátio, espaços como varanda, sala de ginástica e sala para as crianças também oferecem acesso a outros ambientes sociais, como a sala de TV. Na decoração, as cores terrosas e suaves foram utilizadas para dar o ar rústico aos espaços, como o verde-pistache presente no revestimento de portas e janelas.
A integração também prestigia a construção, ao ampliar o conforto entre a lareira e a sala de estar, além da varanda unida à cozinha gourmet envidraçada. Rodeados pelo jardim, a churrasqueira, o cooktop e a bomba de chopp tornam a área de lazer da casa de campo ainda mais agradável e atrativa.
Área de lazer: espaço para a família
Fora da casa, diversos ambientes completam o conjunto focado na sociabilidade da família e no equilíbrio entre os espaços. “Um orquidário e uma casa de bonecas de madeira, a lareira externa e uma cama elástica são elementos que tornam o projeto ainda mais divertido, acolhedor e hospitaleiro”, conta José Claudio Falchi.
Materiais ampliam o conforto
O revestimento externo escolhido para conferir um colorido aconchegante traz uma novidade: os tons variam conforme a posição do sol. Revestimentos de pedra moledo arredondada também ampliam o conforto térmico e estilizam o espaço. Caixilhos de alumínio e madeira com acabamentos escuros e em tons pistache dão um ar moderno à fachada e espaços internos da casa de campo, além de conferir harmonia ao conjunto.
No interior da casa de campo, o piso de bambu envelhecido contrasta com as paredes claras. A iluminação delicada salienta as luzes de forma indireta, feitas com fitas de LED colocadas no topo das vigas de madeira. A ideia também possibilita a sustentabilidade do projeto. “A intenção é diminuir o consumo de energia”, comenta José Claudio Falchi, arquiteto titular do escritório Falchi arquitetura.
Quem fez o quê?
Projeto: Falchi Arquitetura