Moda é uma palavra inexistente no estilo clássico. Ele sobrevive através dos tempos com elementos elegantes e neutros, inspirados inicialmente na arquitetura grega e romana.
Se você tiver os óculos de Realidade Virtual (Rift ou Móvel), visualize este ambiente. Se não, toque na imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a foto 360!
Por: Cordel de Achados/ Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena
A sobrevivência do estilo clássico ao tempo deve-se, principalmente, à nobreza do design e aos materiais. A inspiração inicialmente vem da arquitetura grega e romana; posteriormente, absorve influência de países como França e Inglaterra. A sofisticação e elegância naturais abrem espaço para mobília antiga e obras de arte. São bem-vindos nesse ambiente o luxo ostensivo: peças genuínas ou exemplares clássicos de cadeiras, poltronas, mesas, apoios laterais e sofás. Os pés do móveis trazem trabalhos esculpidos.
Mas optar por esse estilo requer alguns atributos, como um pé-direito e espaço generosos. Para forrar as paredes, a paleta de cores mais indicada é aquela dona de um equilíbrio tênue entre tons claros. Tonalidades creme, verde, cinza e amarelo estão entre os mais utilizados, embora seja possível trilhar um um caminho mais dramático por meio de cores mais escuras.
Materiais e objetos
Detalhes são sempre bem-vindos nesse estilo. O clássico evoca materiais nobres como mármore, porcelanato para o piso; tecido, papel e madeira para as paredes; e cristais e metais, a exemplo do ouro, bronze, latão e da prata. Nesse último item prevalecem madeiras de lei como carvalho, mogno, faia e cerejeira, com frisos e estuque. Elas também estão presentes no forro do teto.
Entre os elementos decorativos, estão lustres de cristais, almofadas, arranjos florais, espelhos, molduras ornamentadas, talheres de prata, porcelanas, abajures de seda e candelabros. A valorização da simetria nesse estilo leva à utilização dos objetos de maneira duplicada no ambiente. A intenção é conseguir uma composição harmoniosa e impecável. Conheça esse estilo por meio do quarto de bebê com décor clássico para a Casa Cor São Paulo 2016.
1. Quarto do Bebê
Inspiração: Palácio de Versalhes. Um castelo francês na cidade de Versalhes, que está localizada atualmente em um subúrbio de Paris.Cores: off-white.
Materiais e objetos: arabescos em 3D, cubos de madeira, abajur em formato de cavalo, lustre de cristal; e enxoval de seda.
Arquiteta: Michele Luz.