De que é feita esta fachada?

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

 

A fachada lateral tem fechamentos com o mesmo material em três tons – branco, transparente e fosco. À noite, com a luz interna, ela se ilumina para a cidade como se fosse uma lanterna.

Imagem de São cobogós? Muxarabis? Um grande painel de vitral?

São cobogós? Muxarabis? Um grande painel de vitral?

São apenas tijolos de vidro! A fachada lateral tem fechamentos com esse material em três tons – brancos, transparentes e fosco.

 

Por Cida Barros/ Fotos Leonardo Finotti

São apenas tijolos de vidro! Juntos, eles formam um grande painel que chama a atenção de quem passa e de quem trabalha no local. O edifício Leitão 653 interage com a cidade. O curioso prédio comercial fica em Pinheiros, São Paulo e é um projeto do escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, formado por Greg Bousquet, Guillaume Sibaud, Olivier Raffaelli e a brasileira Carolina Bueno. Ele se destaca no meio urbano ao cultivar uma relação com a cidade no mínimo curiosa.

Imagem de Edifício Leitão 653, no popular bairro de Pinheiros, São Paulo. Uma lanterna na cidade!

Edifício Leitão 653, no popular bairro de Pinheiros, São Paulo. Uma lanterna na cidade!

 

Imagem de No painel lateral foram combinados três tipos de tijolos de vidro: branco, fosco e transparente.

No painel lateral foram combinados três tipos de tijolos de vidro: branco, fosco e transparente.

À noite, quem passa pela Rua Francisco Leitão pode ver a luz que irradia do interior do edifício, deixando ver apenas silhuetas de pessoas contra a luz. A imagem lembra a sensualidade própria do Oriente.

 

Imagem de Visão noturna do Leitão 653

Visão noturna do Leitão 653.

De dia, quem trabalha no prédio presencia a fachada de tijolos de vidro absorver a luz do sol gentilmente. No interior, um jogo de luz e sombra reflete uma imagem pixelada. Uma visão tecnológica do futuro?

 

Imagem de Visão diurna do interior do edifício. Luz e sombra lembram pixels...

Visão diurna do interior do edifício. Luz e sombra lembram pixels…

Não. Apenas a beleza sutil de uma curiosa e atraente estética arquitetônica. O projeto do edifício Leitão 653 inspira-se na Maison de Verre, de Pierre Chareau, localizada em Paris. A casa projetada e construída entre 1928 e 1932 foi pioneira ao utilizar o bloco de vidro nos fechamentos. O prédio projetado pelos jovens arquitetos franco-brasileiros transmite a saudável mistura entre diversas culturas, e como isso cai bem em solo brasileiro!

 

Imagem de O prédio com apenas 4 metros de largura e 25 metros de altura ocupa um terreno estreito e comprido de 42 x 10 metros.

O prédio com apenas 4 metros de largura e 25 metros de altura ocupa um terreno estreito e comprido de 42 x 10 metros.

Quem fez o quê?
Triptyque Architecture