Quase meio século de existência faz da empresa uma gigante no mercado. Na contramão do processo industrial, ela não abre mão de moldar o barro e conquista um público crescente, fiel ao charme dos produtos artesanais.
Garagem Renaut, de Ana Maria Vieira Santos (Casa Cor São Paulo 2016), com piso Brick Contemporâneo, da Lepri.
Por: Cordel de Achados/ Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena
Aos 45 anos, a Lepri – Cerâmicas Finas e Artesanais já moldou muito barro, atravessou inúmeras crises e tem muita história para contar. Na contramão do processo produtivo industrial, cresceu e se estabeleceu no mercado brasileiro ao oferecer cerâmica artesanal como parte da fabricação feita à mão. O investimento maciço no país rendeu à empresa duas lojas próprias em São Paulo e mais de 200 revendedores.
Tradicionalmente, é uma empresa comprometida com a sustentabilidade. Tudo começou no ano de 2005, quando ela recebeu o Prêmio Planeta Casa, da editora Abril, pelo produto Eco Orgânica Mediterrânea, fabricado com resíduos da própria cerâmica. A partir daí, José Lepri Neto, presidente, enxergou nesse novo nicho de produtos sustentáveis mais uma oportunidade de crescimento. Hoje, 90% do que é comercializado é ecológico.
“Acreditamos que a saída para o segmento cerâmico
é a exportação”, José Lepri
Frente ao desastre ambiental ocorrido na cidade de Mariana, Minas Gerais, o executivo levou para a Expo Revestir – entre os nove lançamentos – a linha Brick Natura fabricada com a lama da barragem do Fundão. José Lepri acredita que se todas as empresas cerâmicas contribuíssem para retirar um pouco dessa lama, o problema seria resolvido em alguns anos. “Caso contrário, irá demorar 200 anos”, calcula. A iniciativa tem seu lado social, pois destinará parte do lucro para a colônia de pescadores da região, “que não está pescando mais nada”, complementa com ironia.
Agora, José Lepri Neto aposta no mercado internacional ao participar pela primeira vez da feira Coverings, em Chicago. O empresário já abriu escritório em Miami, expandindo os negócios. Diante do momento reticente na economia, ele segue a trilha de outras empresas brasileiras: “Acreditamos que a saída para o segmento cerâmico é a exportação”.
Casa Cor São Paulo 2016
Na Casa Cor São Paulo, a empresa marca presença nos espaços Café Deôla Deli, projetado pela arquiteta Idália Daudt, com o revestimentos Brick Natura; no Restaurante do Jockey, da arquiteta Bárbara Jalles, com o Brick Contemporâneo, inspirado nos tijolos ingleses e norte-americanos; no espaço da Casa Aqua, dos arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, que usaram o Invecchiatto no revestimento de pisos e paredes do banheiro e da cozinha; e no chão da Garagem Renault, projeto da Ana Maria Vieira Santos, com acabamento do Brick Contemporâneo.
Para outras informações sobre a empresa e produtos acesse o site da Lepri.
Lançamentos deste ano apresentados na Expo Revestir.