Myrna Porcaro – Morar Brasileiro em Miami

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Ararinha azul pontua a decoração em terra estrangeira. “É uma homenagem à ave genuinamente brasileira, mas em extinção”, reflete.


Se você tiver os óculos de Realidade Virtual (Rift ou Móvel), visualize este ambiente. Se não, toque na imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a panorâmica!

Texto: Cida Barros/ Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena

Viver em Miami sem abrir mão da brasilidade é a proposta da arquiteta mineira Myrna Porcaro para a Casa Cor São Paulo 2015, a convite da imobiliária In Miami Properties. A profissional – titular do escritório Myrna Gondim Porcaro, especializado em arquitetura, decoração e design –, criou um apartamento personalizado, com 97 m², projetado com vista para o mar.
O espaço foi idealizado e decorado com lugar garantido para a tecnologia, a sustentabilidade e muito aconchego. Nele, os ambientes são integrados: a cozinha americana comunica-se com o living, trazendo praticidade ao dia a dia.

 

Paleta de cores sofisticada


A base decorativa do apartamento recebeu tonalidades neutras com pontos de cores mais fortes, compondo uma paleta sofisticada, composta por dourado, off white, marfim, verde, petróleo, cinza e azul. Ousado, o tom dourado fosco destaca a bancada da cozinha. Também há revestimento com pedras naturais em todo o espaço, inclusive na cozinha com acabamento de pedra sabão, material típico de Minas Gerais. Outros elementos bem brasileiros, como a ararinha azul (Cyanopsitta spixii), pássaro extinto, pontuam a decoração. Myrna escolheu a ave genuinamente brasileira para homenageá-la.

 

Araras em extinção inspiram décor

Imagem de espécie da família de arara azul inspira decoração de louça usada no ambiente. Foto: Cordel de Achados

Espécie da família de arara azul inspira decoração de louça usada no ambiente. Foto: Cordel de Achados

As espécies do gênero Anodorhynchus: hyacinthinus, leari e glaucus são consideradas as verdadeiras araras azuis, por terem a cor predominantemente azul. Entre elas, a espécie A. Glaucus está extinta, enquanto as outras duas figuram na lista mundial de espécies ameaçadas, “criticamente em perigo”. A Cyanopsitta spixii, popularmente conhecida no Brasil como ararinha-azul, atualmente está extinta na natureza, mas se reproduz em cativeiro para futura reintrodução. O último exemplar desapareceu em 2000, mas existe um grupo de estudo com esforços internacionais para recuperação da espécie, coordenado pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Veja mais: Projeto Arara Azul.

 

Artistas de peso

Imagem de sala de estar. Foto: Levi Mendes Jr

Sala de estar com elementos da cultura brasileira, mas feita para ser vivenciada em Miami. Foto: Levi Mendes Jr.

O espaço reúne peças de um time de peso, começando pela artista plástica Carmem Gusmão, além da curadoria das obras, feita pela marchand e expert em arte, Bianca Cutait. Outros artistas: Hamilton Aguiar e Rubem Robierb. Há itens nacionais e internacionais, distribuídos no mobiliário, nos acessórios de decoração e acabamentos. O objetivo é unificar a cultura das duas localidades: Brasil e Miami. Há três anos, Myrna tem uma filial de seu escritório em Miami e, com o crescimento da busca de moradias na cidade, por brasileiros, aposta em bons negócios por lá.

 

Imagem de duas asas estilizadas da ararinha azul, ave genuinamente brasileira, ao lado da cama. Foto: Levi Mendes Jr

Ladeando a cabeceira da cama, duas asas estilizadas da ararinha azul, ave genuinamente brasileira. Foto: Levi Mendes Jr

 

Imagem da suíte, com integração entre quarto, closet e banho. Foto: Levi Mendes Jr.

Na suíte, integração entre quarto, closet e banho. Foto: Levi Mendes Jr.

Quem fez o quê?
Móveis: Artefacto
Tapetes: Botteh
Tecidos: Safira Sedas