Com iluminação certa e bom planejamento, o pequeno apartamento tornou-se amplo e confortável para o único morador.
Por Thamires Motta / Fotos Divulgação (Márcio Souza)
O desejo do proprietário era simples: amante do design contemporâneo, queria um apê moderno, aconchegante e cheio de personalidade, com espaço de 50 m² otimizado. Com isso, os arquitetos Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá retiraram as paredes que delimitavam o living e o integraram ao home theater, a varanda gourmet e cozinha. Mantendo o mesmo estilo em todos os ambientes, foi possível aproveitar cada cantinho da área social garantindo amplitude ao pequeno apartamento.
O home theater divide espaço com o living e possui um painel laminado feito com tecnologia que aquece o ambiente ao receber as luzes das arandelas direcionadas. No pequeno apartamento ele também possui a função de suporte para TV, disposto na parede da sala até o início da varanda. O painel traz a ideia de continuidade e amplia o lugar. A varanda gourmet nivelada à sala foi fechada com vidro. Os dois ambientes receberam o mesmo acabamento de porcelanato, que transforma tudo em um único recinto.
Iluminação cênica é protagonista
A idealização do projeto luminotécnico é cênica, com pouca luz no teto da área social, compensada com arandelas que destacam os acessórios. Apostando no recurso como indispensável para integrar a decoração, os arquitetos idealizaram uma iluminação protagonista. A escolha também ofereceu um ambiente minimalista, e as luzes quentes, com lâmpadas amareladas, asseguram a temperatura de cor ideal para o relaxamento. “Assim, receber amigos e familiares – mesmo em um pequeno apartamento – torna-se ainda mais confortável”, reflete Gerson.
Os demais ambientes exigem estímulo para a atividade e um maior alcance da iluminação, como cozinha, banheiro, área de serviço e home office, portanto foram usadas lâmpadas de cores frias. Na cozinha, a dica são os minispots, caso não existam muitos armários sobre a área de manuseio dos alimentos.
Pequeno apartamento: revestimentos estilosos
No banheiro, pastilhas de vidro em tom café revestem as paredes do box, mas são apenas um entre tantos materiais utilizados no espaço. A bancada com cuba esculpida dá o toque de elegância, e o corredor que interliga o ambiente ao quarto possui função de closet, recebendo armários com portas de correr laqueadas e um dos lados revestido de espelho. O projeto de iluminação desse apartamento pequeno abrange até o interior do closet e o corredor.
Móveis planejados
Para fazer a diferença em um apartamento pequeno, móveis planejados são uma solução, mas é preciso agregar inteligência na otimização do espaço e proporcionar organização e conforto. Antes da reforma, o quarto era frio e sem espaço para muitos móveis, agora ele ganhou um painel de madeira projetado em tom de mel, com uma cabeceira sobreposta. O detalhe criado pelos arquitetos Gerson Dutra de Sá e Ana Lúcia Salama fez uma grande diferença.
Quem fez o quê?
Projeto: Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama
Marcenaria: Bontempo
Revestimentos: Differenza
Churrasqueira e coifa: Largrill
Iluminação: Puntoluce
Portas de vidro: Cinex