Explore em Realidade Virtual o prédio do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo durante a terceira edição do Click a Pé.
Gire a imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta o tour 360°! Ou deixe-se ser guiado pela experiência.
Por Cordel de Achados / Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena
Na terceira edição do Click a Pé, realizada no último domingo do mês de janeiro, dia 31 – a equipe de reportagem do Cordel de Achados e a VR4BI, empresa de Realidade Virtual, estiveram na sede do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, MAC, no Parque do Ibirapuera. O edifício foi sede do Detran entre os anos de 1959 e 2008. No evento, dezenas de fotógrafos profissionais e amadores percorreram o complexo arquitetônico criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tiraram centenas de fotos.
O Click a Pé é um projeto de passeios para fotografar cidades brasileiras idealizado pela fotógrafa e arquiteta Mariana Orsi. São sempre bem-vindos no evento gratuito fotógrafos profissionais e amadores. Mariana e uma equipe de monitores, entre arquitetos e fotógrafos, dão apoio aos participantes, tirando dúvidas e orientado durante a caminhada.
Nele também esteve presente o arquiteto Jorge Bassani, Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo I FAU-USP e um dos autores do livro “São Paulo: Cidade e Arquitetura I Um Guia”. No início do passeio, ele apresenta detalhes da história e curiosidades do destino escolhido. “Uma maneira de ajudar na conceituação das fotos”, declara.
Tour com Realidade Virtual
O engenheiro e CEO da VR4BI, Caio Cardoso Lucena, a partir de fotos do local tiradas com a técnica em 360º criou um tour virtual do lugar. Nele, os botões inferiores permite girar o panorama de um lado para o outro, avançar para a próxima foto 360º, aumentar ou diminuir o zoom e localizar o passeio em um mapa da região. Tudo isso para tornar a experiência de Realidade Virtual mais fácil e gratificante para o usuário. E mais: o 360-tour também possibilita compartilhar a experiência nas mídias sociais elencadas nos botões superiores.
Nessas três edições, o projeto Click a Pé tem promovido uma redescoberta das cidades por meio da fotografia e da arquitetura. Para quem participa, fica o saldo positivo de apurar o olhar sobre o entorno, encontrar pessoas com interesses comuns e discutir sobre essas artes. Após as 12 saídas planejadas ao longo deste ano – que também vão acontecer em outras capitais –, as melhores imagens serão reunidas em uma exposição, em dezembro de 2016.
Sobre o MAC
Inaugurado em 1954, o prédio foi originalmente projetado por Oscar Niemeyer para abrigar o Palácio da Agricultura de São Paulo e, no total, conta com mais de 23 mil metros de área expositiva. A partir de 2008, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 76 milhões na reforma do complexo, para abrigar o MAC com acervo estimado em 10 mil obras, entre esculturas, pinturas, gravuras, fotografias e objetos de arte.
No projeto do prédio principal há oito andares: térreo e o mezanino destinados à circulação e recepção; 1º andar com auditório para 152 pessoas, sala multimídia e biblioteca; do 2º ao 7º andar local para exposições fixas e itinerantes; e no último andar um restaurante com vista panorâmica do Parque do Ibirapuera. O anexo existente também foi reformado para abrigar exposições e outros dois foram construídos: um para abrigar a reserva técnica e a administração e o outro para guardar equipamentos e ferramentas.
Veja também, em Realidade Virtual, a segunda edição do Click a Pé realizada na região da Sé, centro de São Paulo.
Para participar do Click a Pé, basta cadastrar-se no site.