Combine materiais, texturas e cores e crie revestimentos especiais, que ainda transmitem a personalidade da casa.
Por Thamires Motta/ Fotos Divulgação
Para incrementar a decoração da casa, o uso de revestimentos é a melhor escolha para dar personalidade e estilo aos ambientes. Revestimentos com texturas, madeira, cimento queimado, cerâmica ou papel de parede são opções para aplicar de acordo com o gosto da família, mas precisam estar de acordo com o espaço em que serão usados. Para acertar na composição, arquitetos combinam cores e texturas, criando acabamentos especiais nos projetos.
Materiais texturizados, como pedras naturais, fibras, madeira e papéis de parede ganham destaque e expressão quando são aplicados nos ambientes. Mas pastilhas, ladrilhos, azulejos e cogobós também são opções – tudo depende da personalidade do cliente e do local –, e integram uma ambientação contemporânea ou clássica que, se bem combinada, resulta num espaço único!
Projetada por Ana Lúcia Salama e Gerson Dutra de Sá, a cozinha gourmet ganhou mais realce com o uso de revestimentos cimentícios e o projeto de iluminação LED embutida no rebaixo de gesso. O ambiente recebeu efeitos tridimensionais desenhados, dando o toque de modernidade a um espaço que tinha um ar retrô. “O lugar já era muito colorido, por isso optamos por uma parede com esse acabamento na cor branca, para neutralizar um pouco. A solução é válida para qualquer espaço da casa, mas ganha impacto especialmente em ambientes sociais, como livings e cozinhas gourmet”, explicam os arquitetos.
Adega: pedras que aquecem
Para criar personalidade e dá a sensação de aconchego, a designer de interiores Liliana Zenaro usou pedras portuguesas no cantinho da adega. Também favorecido pelo uso de iluminação direcionada, o revestimento é rico em detalhes e seu formato irregular cria contornos interessantes. “A proprietária queria evidenciar adega, criar um canto com personalidade. A cor da pedra aquece o ambiente, sendo ideal para qualquer ambiente”, conta Liliana.
Ambiente comercial: madeira e camurça
No espaço Café & Conforto, de Ana Lúcia Salama e Gerson Dutra de Sá, revestimentos especiais cobrem todas as paredes. Em laminados de madeira, as texturas do painel de MDF contrastam com a parede de camurça, dando um toque de sobriedade e elegância ao ambiente. O equilíbrio do espaço fica ainda mais interessante com o wall panelling, feito com gesso, que aumenta o conforto no espaço contemporâneo. “O uso dessa cerâmica pode ser feito em qualquer lugar”, afirmam os arquitetos.
Banheiro: texturas e pastilhas
Banheiros e lavabos ganham mais originalidade com revestimentos texturizados ou pastilhas. No projeto de Ana Lúcia Salama e Gerson Dutra de Sá, o box recebeu placas de porcelanato que imitam pastilhas. “A intenção era criar mais volume no espaço interno do box. A cor sóbria foi um pedido dos moradores”, explicam os arquitetos. Esse acabamento é ideal para áreas frias e molhadas, já que é preparado para espaços com maior umidade.
Revestimento Monoporosa
Um outro projeto de lavabo recebeu revestimento neutro, trabalhado com o acabamento Monoporosa Retificada, que pode combinar com o banheiro e até mesmo com outros ambientes, como a sala. Apesar de ser predominantemente neutro, o material chama a atenção. “O morador desejava um banheiro clean, com cores neutras, mas com personalidade. Esse revestimento pode ser aplicado em qualquer lugar que precise de um destaque”, contam os arquitetos.
Acabamento artesanal
No lavabo projetado por Liliana Zenaro, a pintura criada revela uma técnica artesanal, remetendo ao estuco veneziano e ao cimento queimado. O nicho da parede revestido com papel de palha natural, combina dois estilos de acabamento no ambiente. A iluminação embutida também é um diferencial, pois traz mais sofisticação ao lavabo. “A técnica pode ser aplicada em qualquer canto, até mesmo nos espaços mais úmidos, como os banheiros”, conta Liliana.
Em outro projeto de lavabo, Liliana utilizou uma textura semelhante à seda rústica, criada com papéis de parede. Elegância e sofisticação são os principais pontos do espaço, que revelam um contraste moderno, graças à combinação da cor grafite com as peças claras. A designer explica que o revestimento pode ser aplicado em qualquer lugar, “embora o melhor seja um lavabo, por causa da ausência do chuveiro e, consequentemente, do excesso da umidade”, diz.
Textura cimentícia
Cobrindo mais de uma parede da sala, o revestimento cimentício imita pedras e ressalta o estilo rústico e o volume do acabamento. A iluminação embutida é peça-chave para destacar os contornos do espaço. As cores aquecem o ambiente e podem ser aplicados em qualquer lugar. “Queríamos volume e uma textura mais rústica, assemelhando-se à pedra natural, para contrastar com o restante do ambiente clean e moderno”, contam os arquitetos Ana Lúcia e Gerson Dutra, que assinam o espaço.
Palha natural
Nessa suíte em Moema, São Paulo, Liliana Zenaro utilizou papéis de parede feitos com fibras de palha natural. A escolha do revestimento une estilo e rusticidade, sem apagar a modernidade do espaço. “A cor clara da palha traz leveza, e o material pode ser aplicado em qualquer canto da casa”, conta ela.
Quem fez o quê?
Pedras portuguesas: Amazonas Pedras
Painel de MDF: Bontempo
Revestimentos: Differenza
Cerâmicas: Gail
Papel de parede: Paper.com
Lavabo: Zolina Pinturas Especiais