Parede com técnica rudimentar é destaque. Arquiteto representa a fauna e flora brasileira em vários itens decorativos e traz grandes nomes do design.
Se você tiver os óculos de Realidade Virtual, visualize este ambiente. Se não, gire a imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta o panorama 360°!
Por Cida Barros/ Projeto VR (Virtual Reality) VR4BI – Caio Cardoso Lucena
Mais que a representação de uma casa contemporânea, o ambiente projetado por Roberto Migotto pincela momentos do morar brasileiro. O arquiteto idealizou um espaço de 300 metros quadrados feito especialmente para a convivência e o lazer, mas com forte brasilidade.
Na decoração idealizada para a Casa Cor São Paulo 2015, há paredes feitas com a técnica de pau a pique, revestimentos de aço cortén, frutas tropicais como o cacau empregados em itens decorativos e um grande tapete com oito metros de extensão, com estampa da fauna e flora do Brasil confeccionado por artesãos do Nepal.
Brasil: arte e música
Móveis em tons claros, como os da cozinha, e paredes de pau a pique em tons terrosos vindos do barro formam a base do espaço. As tonalidades fortes são encontradas nas obras de arte de Vik Muniz e de Rodrigo Petrella. Outros grandes nomes do design nacional, a exemplo de Sérgio Matos, Joaquim Tenreiro e Sérgio Rodrigues estão presentes por meios de suas obras conceituadas.
Para complementar o cenário, o Brasil também está presente na música popular do ambiente. A Bossa Nova, é o pano de fundo para a ambientação que explora o tropicalismo sob a forma de sensações, estilos, texturas e volumes.
Vale a pena entender o que é pau a pique
Esta técnica também chamada de taipa de mão, taipa de sopapo ou taipa de sebe foi muito utilizada entre os séculos 18 e 20 no Brasil e hoje ainda pode ser encontrada em algumas cidades do interior. Consiste no entrelaçamento de madeiras verticais e vigas horizontais amarradas por cipós e preenchidas por barro – paredes. As superfícies podem permanecer rústicas ou ser alisadas. Quando pintadas, recebem a técnica de caiação. A sustentação da estrutura é dada pelas vigas verticais fixadas no solo. Veja mais em Wikipedia.
Quem fez o quê?
Projeto: Roberto Migotto
Closets: Augusto Moreno
Bancadas: Cosentino (Silestone e Dekton)
Luminárias: La Lampe
Pintura: Tintas Renner
Móveis: Cardeal
Louças e metais: Deca
Arte e design: Passado Composto
Persianas: Uniflex Plaza Sul
Móveis: Casual Móveis
Móveis e acessórios: Dpot
Projeto elétrico: Scheneider Eletric
Tecidos e papéis de parede: Celina Dias Tecidos
Móveis e decoração: Eréa
Automação: Taag Life Experience