Conheça um escritório com ambiente de trabalho descontraído, amigável e descolado, que ainda oferece sustentabilidade e economia.
Por Thamires Motta / Fotos Carlos Edler
Instalado em um edifício moderno de planta livre, o escritório NEO, de engenharia de produção, oferece um ambiente de trabalho descontraído e funcional, inspirados na profissão, com o uso de materiais aparentes, como concreto, eletrocalhas e eletrodutos. A mistura entre os estilos urbano e industrial está presente no planejamento da arquitetura e decoração do espaço, que precisava acomodar oito pessoas em apenas 50 m². Para isso a arquiteta Luiza Lacau e a designer Aline Kroeff, do escritório La Idea Arquitetura e Design investiram em um layout sem paredes ou divisórias, focado na sustentabilidade.
Sustentabilidade com móveis reciclados
Luiza Lacau utilizou conceitos sustentáveis e promoveu a redução de custos, mesclando materiais reciclados, como pallets e futons para criar o sofá modulável e a bobina industrial, usada como mesa de centro. Ambos os móveis foram lixados pelos próprios donos, que preferiram confeccionar o próprio mobiliário em vez de investir em peças prontas.
O forro de gesso convencional também foi preterido, pois aumentaria o custo da reforma. Em seu lugar as arquitetas optaram pela laje nervurada bruta, que se tornou parte da decoração do espaço. Todos os móveis seguem a ideia de modernidade, de maneira prática e simples. “São estilosos e funcionais, estão dentro do conceito de sustentabilidade e ainda geram mais conforto ao ambiente”, comenta Luiza.
Arquitetura industrial facilita a criação
A arquitetura industrial e sustentável, com elementos despojados, conferiu um toque de estúdio ao ambiente com o uso de spots de trilho eletrificado e spots cenográficos. Eles podem ser direcionados para qualquer lado para oferecer destaques. “Mesclamos o reciclado ao contemporâneo, deixando o ambiente de trabalho livre, propício à interação e criação”, explica a arquiteta.
O uso dos spots cenográficos destaca as ideias dos profissionais na parede de lousa preta destacada no ambiente. Os materiais utilizados para a decoração foram escolhidos em grande parte pelos próprios sócios e implementados no projeto, dando o toque de personalidade.
Sustentabilidade nos acabamentos
O amarelo-ovo, cor da identidade visual da empresa, destaca-se e contrasta com a tinta acrílica fosca, utilizada na maior parte do projeto, e com o piso de cimento queimado. “O piso de tecnocimento chama a atenção desde a entrada. Ele é apenas um material similar ao cimento queimado, porém com mais tecnologia”, explica a arquiteta Luiza Lacau.
A reforma e decoração sustentável trouxe ao escritório de engenharia de produção, NEO, mais funcionalidade e menos seriedade, mas sem deixar de lado a sustentabilidade, o conforto e maior amplitude para criação de ideias no espaço.
Quem fez o quê?
Projeto: La Idea Arquitetura e Design – Luiza Lacau e Aline Kroeff
Móveis planejados: Detalhe Móveis
Piso de tecnocimento: Ecoex
Luminotécnico: Lucente
Móveis: Oppa Design
Pinturas: Suvinil
Lousa: Vidrolar