ESPECIAL | WORLD TRAVEL MARKET 2016
World Travel Latin America reúne representantes de importantes destinos. Atrair turistas chineses é estratégia do setor de turismo para aumentar investimentos.
Por Cordel de Achados/ Fotos Pixabay/ Monica Volpin e Google Maps
Até 2021, o Brasil poderá ter um incremento no turismo interno de até 270 mil turistas chineses. Hoje, o país disputa com outros locais da América do Norte e do Sul, exceto os Estados Unidos, a atenção de 819 mil chineses que visitaram a região, segundo estatísticas de acompanhamento do setor, referentes a 2014.
Essa quantidade ainda é muito tímida quando se analisa a potencialidade do turismo internacional partindo da China. O país ocupa o primeiro lugar em número de viajantes internacionais. São 117 milhões. Desse total, 70% optaram por se deslocar dentro da Ásia. Foram 82 milhões viajando para Hong Kong, Macau e Taiwan, por exemplo.
Os EUA atraíram o interesse de 2% desse contingente, algo em torno de 2 milhões e 500 mil pessoas, sendo a localidade mais procurada por eles nas Américas. “Caso haja planos de atrair esses turistas, as empresas precisam adaptar sua oferta de serviços à cultura chinesa”, afirmou o gerente de pesquisa da Euromonitor Internacional, Alexis Frick.
ENCONTRO REVELA PRIORIDADE NO TURISMO
Essas informações fazem parte do Relatório de Tendências da World Travel Market (WTM) Latin America, elaborado em conjunto com a empresa de pesquisa Euromonitor Internacional. E foram reveladas, assim como a fala de Frick, no primeiro dia do WTM, em 29 de março, em um simpósio realizado pela Organização Mundial de Turismo sobre a importância da China para o turismo mundial.
A WTM é um dos maiores encontros do setor do turismo no mundo. É parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que também inclui a World Travel Market London, Arabian Travel Market e World Travel Market Africa.
A edição América Latina acontece pela quarta vez no Brasil. Seus organizadores prepararam-se para receber mais de seis mil executivos interessados em estabelecer negócio no país e na região. De acordo com dados disponibilizados pela assessoria de imprensa do evento, a WTM, em 2015, gerou US$ 363 milhões em novos negócios, conduzidos com até mil expositores e mais de 1.300 buyers qualificados.
“Procuramos construir pontes entre o Brasil e a América Latina. Entre a América Latina e o resto do mundo. E até do Brasil com ele mesmo. O turismo é a atividade que mais cria pontes.” Lawrence Reinisch
O diretor da WTM, Lawrence Reinisch, em fala a expositores, ressaltou o feito inédito, neste ano, da presença no evento dos órgãos públicos e privados de turismo dos 27 estados brasileiros. O fato é significativo na medida em que um dos objetivos da organização é aproximar culturas distintas pelo turismo. “Procuramos construir pontes entre o Brasil e a América Latina. Entre a América Latina e o resto do mundo. E até do Brasil com ele mesmo. O turismo é a atividade que mais cria pontes”, acredita Reinisch.
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DADOS OFICIAIS APONTAM CRESCIMENTO
Dados do Ministério do Turismo Brasileiro indicam o crescimento do setor no país. Em 2013, passaram por aqui 5,8 milhões de visitantes. Em 2014, foram 6,4 milhões. A receita cambial gerada foi de US$ 6.710,71 (em 2013) e US$ 6.842,63 (em 2014). Os dados positivos de expansão, aliás, também são verificados pelas estatísticas mundiais.
Márcio Favilla, diretor executivo da Organização Mundial do Turismo, UNWTO, ressalta que 2015 foi o 6º ano de crescimento consecutivo no turismo internacional. Foram 50 milhões de novas chegadas em comparação a 2014. Indicadores alcançados, a despeito do período de crise econômica em diversos países, a partir de 2009. Desde 2010, a UNTWO aponta alta de 4,4% ao ano no número de viagens.
“Há expectativa pelo surgimento do Viajante Nacional Autônomo (VNA). São pessoas em busca de experiências singulares em viagens, sempre conectadas às redes sociais e à internet.” Relatório de Tendências
Além de revelar o interesse da China pela América Latina, fato significativo para os rumos do turismo na região, para os próximos anos o Relatório de Tendências aponta outros prognósticos de impacto no setor. Entre eles, o aumento de viagens do público de 15 a 35 anos, chamado de geração milênio, influenciando, sobretudo, a consolidação do uso da tecnologia móvel como uma ferramenta fundamental na estrutura de busca de hospedagem, atrações, compras de passagens, entre outros.
VNA – Viajante Nacional Autônomo
Há, ainda, expectativa pelo surgimento do chamado Viajante Nacional Autônomo (VNA). Esse público será composto por pessoas em busca de experiências singulares em viagens. Detalhe, elas estarão sempre conectadas às redes sociais e à internet.
A quarta edição da WTM Latin America aconteceu de 29 a 31 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo. No mesmo período foi realizado o 45º Encontro Comercial Braztoa. A equipe do Cordel de Achados acompanhou o evento.
Acesse o vídeo de apresentação da WTM feito pela organização do evento.
Outros detalhes no WTM Latin America.